quarta-feira, 31 de março de 2010

GEOLOGIA E GEORAFIA DA POLÔNIA


A estrutura geológica da Polónia foi formada por uma colisão continental de Europa e África há mais de 60 milhões de anos, e de uma glaciação ocorrida na Europa no período quarternário entre outros. Ambos os processos originaram Sudetos e Cárpatos. A paisagem Morena no norte da Polônia contém solos na maioria constituídos por areia ou marga (calcário contendo 35 a 60% de argila), e os vales de rios da idade do gelo contém loess (solo fértil de cor amarelada de origem eólica). O planalto de Cracow Częstochowa, a cadeia de montanhas "Pieniny", e a cadeia de montanhas "Tatras Ocidentais" consistem de calcário, e o Alto Tatras, os Montes Beskids, e os Montes Karkonosze são feitos de granito e basalto. Os montes Kraków-Częstochowa são uma das mais antigas cadeias de montanhas do mundo

GEOGRAFIA DA POLÔNIA
A paisagem da Polónia consiste quase inteiramente das terras baixas da planície da Europa do Norte, com uma altitude média de 173 metros, embora os Sudetas (incluindo o Karkonosze) e os Cárpatos (incluindo os montes Tatra, onde se encontra o ponto mais alto da Polónia, o Rysy, com 2 499 m de altitude) formem a fronteira sul. Vários grandes rios atravessam a planície, nomeadamente o Vístula (Wisła), o Oder (Odra), o Wadra, e o Bug Ocidental. A Polónia contém ainda mais de 9 300 lagos, especialmente no norte do país. A Masúria (Mazury) é a maior e mais visitada região lacustre da Polónia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia#Rios 14/02/2010

CLIMA:
O clima na Polônia não é muito extremo. Existem quatro estações bem definidas que nos farão conhecer melhor o tempo na Polônia.

Verão:
Normalmente o verão é modestamente quente, com alguma chuva. As temperaturas varariam entre 21 e 32 graus centígrados. Contrariamente ao habitual para muitos países da Europa, na Polônia o mês mais quente é Julho e Agosto. Mas é no mês de Agosto que o mar atinge a maior temperatura do ano. As noites na Polônia são muito agradáveis, frescas no final de Agosto.

Outono:
Setembro inaugura a estação que é belíssima, por seu colorido. As folhas adquirem varias tonalidades, transformando a paisagem nestes meses.

Inverno:
Dezembro começa o frio neste país. Podendo as temperaturas chegar entre +3 graus e -5. De um frio seco, que tingem de branco a paisagem, com neve de Dezembro a Março.

Primavera:
Voltam às cores, a vida na Polônia começa a partir de Março tudo brilha novamente. Algo que se reflete nas suas gentes. As temperaturas começam outra vez a ser muito agradáveis entre 10 e 20 graus.
http://polonia.costasur.com/pt/climate.html 22/02/2010


Montanhas e topografia

A Polônia tem 21 montanhas acima de 2000m, todas nas Montanhas Tratas. Os Tatras, que consistem no Alto Tatras e Tatras Ocidentais, é o grupo de montanhas mais altas da Polônia. Nos Tatras se localiza o ponto mais alto da Polônia, o pico de Rysy (2499). E no seu sopé se localiza um lago o Morskie Oko. O segundo maior grupo de montanhas da Polônia são os Montes Beskides, em que o mais alto pico é o Babia Góra (1725m). O terceiro maior grupo de montanhas é o Karkonosze, o pico mais alto é o Śnieżka (1602m). Entre as mais belas montanhas da Polônia os Montes Bieszczady no Sudeste da Polônia, que tem como ponto mais elevado em território polaco o Tarnica, com uma elevação de 1346m. Também os Montes Gorce no Parque Nacional dos montes Gorce, com elevações médias de (1300m.

Rios

Os maiores rios são o Vístula(em polaco: Wisła), (1047 km ou 651 milhas); o Oder (em polaco: Odra)que forma parte da fronteira ocidental da Polônia, (854 km ou 531 milhas); seu afluente, o Warta, (808 km ou 502 milhas) ; e o Bug, um afluente do Vístula, (772 km) . O Vístula e o Oder desaguam no Mar Báltico com muitos deltas na Pomerania.. Embora a grande maioria dos rios na Polônia desaguam no Mar Báltico, os cursos d'água polacos têm origem no Orava, que desagua passando pelo Rio Váh e pelo Danúbio para o Mar Negro.Os rios orientais têm origem em alguns riachos que desaguam no Rio Dniestre para o Mar Negro. Os rios da Polônia são usados desde muito tempo para navegação. OsVikings, por exemplo, viajaram pelo Vístula e pelo Oder em seus Navio Dragão. Na Idade Media e na antigüidade moderna, quando a Polônia-Lituânia foi um dos grandes estados mercadores da Europa, o carregamento de grãos e outros produtos agrícolas, navegando em direção ao Vístula (Gadansk) e que seguia para a Europa Oriental.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia#Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário