domingo, 28 de março de 2010

Origem


Os poloneses, cuja origem do nome remonta à tribo dos polonos, que significa aquele que cultiva a terra, derivado da palavra “pole” que significa”campo”, pertence ao grupo lingüístico indo-europeu setentrional mais especificamente a os eslavos ocidentais. A origem dos eslavos, nome que este relacionado à palavra escravo é remoto ao tempo do Império Romano. Durante séculos esteve envolta em muitos mitos e foi muito discutida, no final da década de 1940, uma série de estudos foi realizado e atualmente as origens dos eslavos estão situadas na região Central da Europa entre os rios Elba, Odre e Vistula, região que compreende em boa parte ao atual território da Polônia
Este povo sucedeu a cultura lusaciana (uma etnia que habitava perto do rio Neisse) por volta de 700 a.C, idade do ferro, na Europa Central.
A Polónia é um país unificado desde o século X. A tribo dos polanos habitava a região "Grande Polónia". A província localiza-se às margens do rio Warta. As cidades mais importantes na região são Gniezno – a primeira capital polaca e Poznań. Além da tribo dos polanos, habitavam outras tribos eslavas ocidentais: Silesianos, Vístulanos, Pomeranos, e Mazovianos. Os meios de subsistência eram caça, agricultura e comércio. Pelas terras da Polónia passaram os caminhos de comércio de Âmbar desde o século V a.C..
Fonte de pesquisa:
Revista do CEKAW - Nº 01 Ano I (Novembro de 2007) http://www.cekaw.org/revista/revista_01.php 27/10/2009
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Pol%C3%B3nia 24/02/2010
http://familia.miliauskas.googlepages.com/polonia.html 18/02/2010
Legenda da Foto: Sentados, Vovó Mariana Dgezuta Franskowiaki (após o casamento adotou o nome de Mariana Ploharski) e João Ploharski; em pé à esquerda Lídia Ploharski e ao lado Ludoviga Dechuta Ploharski, filhas do casal. Fazenda Terra-Dura, aproximadamente pelo ano de 1948.

11 comentários:

  1. Fiquei feliz em encontrar esta foto. A Mariana e o João são pais do meu avô já falecido, o Pedro Paulo Ploharski que foi casado com a Conegundes Ploharski, chamada de Gonducha, também já falecida. A tia Ludo sempre vinha aqui em Sapucaia nos visitar, ela é muito divertida, nos faz rir sem parar, até onde sei ela está no Asilo Padre Cacique. Quero muito trocar informações com vc, minha mãe, a Vitoria quer muito saber quem são os seus pais. Eu me chamo Cláubia Fernanda Ploharski Alves, meu e-mail é claubiaf@gmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Quero o teu e-mail para poder te mandar uma foto bem antiga que tenho aqui em casa, com meus avós e a filharada deles, todos arrumadinhos, super antiga.

    ResponderExcluir
  3. tenho o sobrenome de origen polonesa ou eslavo por parte da mae imigrantes que chegaram na cidade de mafra epoca colonial cidade que faz fronteira parana e santa catarina e gostaria de saber algo sobre o meu sobrenome oliniski que a pronuncia é olíniski queria saber qual a escrita e sei significado original correto pois quando ele chegaran no portos do brasil tinhan que se indentificar e fazer um cadastro e a pronuncia em polones é diferente a do brasileiro e muitos nomes estao escrito errado assim como o meu acredito.....sera que é dificil saber qual regiao que as primeiras familiaS VIERAM

    ResponderExcluir
  4. Olá estou procurando os antepassados de meu cunhado na Polonia. Sua avó faleceu no ano de 1994 em Guaramirim SC. o nome dela era theresa Plocharski e seu marido era Milcislau plocharski. Agradeco qualquer informacao! meu email: agicruvinel@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. o sobrenome da minha mãe e kalinovski

    ResponderExcluir
  6. alguem com o sobrenome niepsui ou niepeçui ai??

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrenome Krebsky e polonês! Queria saber de que cidade eram!!???

    ResponderExcluir
  8. liliancam49@hotmail.com este e meu e-mail

    ResponderExcluir
  9. Alguém conseguiu descobrir a origem do sobrenome PLOCHARSKI?

    ResponderExcluir